Apoios Prime em fase de candidatura

Por a 24 de Fevereiro de 2006 as 16:48

Abriu a fase de candidatura para cinco apoios no âmbito do PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia): Sistema de Incentivos à Economia Digital (SIED), Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SIME I & DT), Sistema de Incentivos a Pequenas Iniciativas Empresariais (SIPIE), Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial – Desenvolvimento Internacional (SIME Internacional), Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial (SIME) e, por último, Apoio à Internacionalização da Economia.

O SIED tem como principal objectivo: «Promover o reforço das capacidades técnicas e tecnológicas das PME e a modernização das estruturas, através da sua participação na economia digital». Podem candidatar-se empresas dos sectores da indústria, comércio, turismo, construção, transportes e serviços. O SIME I & DT destina-se «a projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico que visem o reforço da produtividade, competitividade e inserção no mercado global das empresas (…) cujo objectivo seja a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou introdução de melhorias nos produtos, processos e sistemas já existentes».

Por sua vez, o SIPIE visa a «criação ou desenvolvimento de micro ou pequenas empresas». Já o SIME Internacional tem por objectivo «promover a internacionalização das PME» e o SIME fomentar «junto das empresas abordagens integradas de investimentos que se insiram na estratégia de desenvolvimento e reforço da competitividade do sector». Por último, o Apoio à Internacionalização da Economia que abrange «projectos de internacionalização que visem a criação de uma envolvente favorável à actuação das empresas no mercado global, promovendo a imagem de Portugal no exterior».