FMCG Marcas

Nova associação para a fileira olivícola

Por a 20 de Fevereiro de 2006 as 18:20

azeite

Quatro organizações portuguesas da agricultura juntaram-se à Casa do Azeite para criar a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola (AIFO), a saber: Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação Nacional do Ambiente (CNA), Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) e Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

«O objectivo é promover, apoiar e fomentar o desenvolvimento integrado da fileira do azeite, azeitona e seus derivados, através de acções concertadas entre todos os sectores envolvidos na produção, transformação e comercialização olivícola», esclarece a Associação em comunicado.

O desenvolvimento de acções de promoção e divulgação em Portugal e nos mercados externos, constitui outro dos objectivos da AIFO. «São atribuições estatutárias da associação a recolha e tratamento da informação, com vista à definição de tendências de mercado, bem como promover e incentivar o desenvolvimento de programas de investigação, experimentação e demonstração, em articulação com as entidades públicas».

A nova organização interprofissional não tem fins lucrativos e pretende ainda fomentar a inovação e o controlo de qualidade ao nível da produção, transformação e acondicionamento. A AIFO tem sede em Beja e os corpos sociais para o triénio 2006-2009 já foram nomeados. A presidência da direcção pertence a Aníbal Teodósio Martins, da CONFAGRI, e as vice-presidências, respectivamente, a Alexandre Abreu Lima, da CAP, e Luís Folque, da Casa do Azeite.