Bebidas

Pepsi no pé da Coca-Cola

Por a 13 de Fevereiro de 2006 as 15:00

A Pepsi-Co viu-se forçada em 1996 a diversificar as áreas do seu negócio pois encontrava-se a perder terreno para a Coca-Cola. A segunda marca mundial de refrigerantes analisou o mercado e percebeu que os consumidores pediam produtos mais saudáveis. E é, desta forma, grão a grão, que a multinacional começou a ver resultados da mudança de estratégia. O objectivo é alcançar o primeiro lugar do pódio, em termos de dimensão global do negócio, ou seja, ultrapassar a sua principal rival. Isto porque as colas estão fora do campo da actual batalha, segmento onde a Coca-Cola detém liderança inquestionável.

Assim, depois de 20 anos a lutarem na bolsa, pela primeira vez, em Dezembro do ano passado, a cotação da Pepsi atingiu 98.400 milhões de dólares (80 mil milhões de euros), mais 500 milhões do que a sua principal concorrente. Para além dos bons resultados registados naquele mês, a Pepsi fechou o último trimestre de 2005 com uma subida de 12 por cento nos lucros face ao exercício do ano anterior. A Coca-Cola, no mesmo período, conheceu uma quebra de 28 por cento nas receitas. A mudança de estratégia, direccionada para a inovação nos segmentos de bebidas saudáveis e snaks, permitiu crescimentos de 7,8 por cento nas vendas da empresa nos últimos cinco anos, face aos 2,4 por cento registados pela concorrente em igual período.