FMCG Marcas

Iglo e Findus podem ser vendidas

Por a 7 de Fevereiro de 2006 as 11:49

Unilever

A Unilever está a considerar a venda da área de negócios de ultracongelados, onde estão incluídas as marcas Iglo e Findus. A possibilidade surge na sequência de um estudo realizado pela companhia em Setembro, o qual pretendia avaliar a estratégia da empresa em vários mercados da Europa Ocidental. Dada a parceria que a multinacional tem estabelecida com o grupo Jerónimo Martins para o mercado nacional, o negócio afectaria igualmente os activos dos portugueses, que detêm uma participação de 26% na Iglo/Olá, no contexto de uma joint venture que inclui também a LeverElida e a Fima, mas desta feita com uma divisão de capital mais favorável aos portugueses, nomeadamente nesta última, onde beneficiam de 51% das acções.

Segundo o jornal “The Independent”, o negócio, que poderá ascender aos dois mil milhões de euros, poderá concretizar-se com a Blackstone Capital Partners ou com a Capvest, duas sociedades de capital de risco. Dado o controlo accionista da Unilever, é provável que o grupo Jerónimo Martins, que não comenta a possibilidade, acompanhe a multinacional, sendo de esperar que apenas algumas das marcas possam vir a ser alienadas.