FMCG Marcas

FIPA contra obesidade

Por a 7 de Fevereiro de 2006 as 11:47

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, enquanto porta-voz da Indústria Agro-alimentar e consciente da alteração dos estilos de vida dos portugueses e do aumento da obesidade em Portugal, nomeadamente da obesidade infantil, está a trabalhar numa iniciativa inovadora em Portugal, denominada “Vitalidade XXI – a Indústria Agro-Alimentar por uma Vida Saudável”.

Esta iniciativa visa fazer um diagnóstico ouvindo as percepções das partes interessadas sobre este problema (associados da FIPA; instituições relacionadas com a saúde, educação e defesa do consumidor; media; associações de anunciantes, grande distribuição, etc.), para tornar mais claras quais as suas preocupações e posições. Visa ainda fazer uma recolha das boas práticas da indústria portuguesa no que diz respeito à promoção de estilos de vida saudáveis.

Esta recolha permite a partilha de informação e sensibilização no sector. A consulta às partes interessadas (através da organização de várias mesas redondas) tem ajudado a FIPA a entender melhor os diferentes actores e permitirá definir quais são os compromissos da indústria, as alianças e as oportunidades que pode alavancar no âmbito de uma Plataforma de promoção de Estilos de Vida Saudáveis com os outros Parceiros. A FIPA está consciente que se trata de um problema multifactorial pelo que só terá resultado através de uma Plataforma de trabalho que agregue as Partes interessadas.

Este programa, iniciado em 2005, tem a duração de três anos e a FIPA pretende em breve divulgar as conclusões do estudo que está a realizar bem como o manual de boas práticas que já estão a ser levadas a cabo por parte da Indústria Agro-alimentar portuguesa.