FMCG Vinhos

Verdes moderadamente positivos

Por a 1 de Fevereiro de 2006 as 16:00

Vinho Verde

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) analisou ontem o mercado de vinho 2005. Em termos de vendas, o Vinho Verde registou um aumento de 3,4% em 2005, para cerca de 54,4 milhões de litros, sendo o quarto ano consecutivo em que se observa a subida de vendas. O Vinho Verde branco lidera, com um aumento de 5,9%. Tanto no Vinho Verde tinto como no rosado houve uma diminuição, 9,5% e 16% respectivamente. Porém, a evolução das vendas não tem sido acompanhada pelos preços médios do Vinho Verde, dado que estes estão abaixo do desejado pelo sector.

A colheita foi considerada melhor em termos de qualidade, pois o tempo seco e quente do último ano favoreceu uma excelente maturação das uvas. A quantidade diminuiu cerca de 4,47% no total. Esta diminuição registou-se em menos 5,05% em Vinho Verde branco, 5,36% em Vinho Verde tinto e 11,37% em Regional, ao que se opôs o aumento de 3,50% no mosto e 35,08% no Vinho Verde rosado. O stock de Vinho na região mantém-se alto, cerca de 119.087.266 de litros.

A exportação apresenta-se como uma oportunidade face ao elevado stock existente, à diminuição de consumo de vinho, acompanhada pelo menor poder de compra. Neste sentido, as acções de marketing planeadas pela CVRVV pretendem reforçar a promoção do Vinho Verde no mercado interno e externo. Cerca de 1,252 milhões de euros vão ser investidos: 740 mil no mercado nacional e 512 mil no mercado externo. A nível de mercado externo, os países escolhidos são: Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, EUA, França, Reino Unido, Suiça e pela primeira vez Dinamarca e Espanha. Nestes mercados o Vinho Verde quer afirmar-se pela diferença, assumindo a sua leveza e frescura.