Distribuição

GCT em expansão

Por a 24 de Janeiro de 2006 as 14:10

GCT

Depois de concluído com sucesso a negociação para a aquisição por trespasse da totalidade da operação de cash & carry da Estêvão Neves – Distribuição SA, na Região Autónoma da Madeira, cabe à GCT On Line – Distribuição Alimentar Directa, SA, assumir directamente as operações em três cash & carry e todas as responsabilidades inerentes à actividade. Com um investimento inicial a rondar os 4,5 milhões de euros, o Grupo GCT esclarece em comunicado que esta operação enquadra-se na estratégia de «promover, de forma mais acelerada, a consolidação do mercado alimentar grossista e, desta forma, garantir a expansão e crescimento da actividade nesta área».

Detentora da marca ELOS para o mercado grossista e um modelo de comércio integrado com uma rede de mais de 700 lojas alimentares de bairro “Ponto Fresco” e Frescos & Cª”, as metas do Grupo GCT para 2006 passam por um aumento do volume de vendas em 30 milhões de euros, por aquisição de operadores e instalação de novas unidades cash & carry, sendo a operação da madeirense Estêvão Neves o primeiro grande investimento, definindo o Grupo iniciar o presente ano com a construção de uma nova unidade em Braga e estudando a possibilidade de aquisição de outros operadores cash & carry que possam vir a consubstanciar oportunidade de crescimento na área grossista.

Além destas metas, também a modernização e racionalização do parque de lojas grossista, através de parcerias com outros operadores complementares, o lançamento de um novo conceito de “loja grossista” – ELOS Shop e o incremento do número de lojas de retalho das redes “Ponto Fresco” e Frescos & Cª”, fazem parte do plano estratégico para o presente exercício.

Para o triénio 2006-2008, o plano de investimento ascende a 15 milhões de euros, definindo o Grupo em 12 por cento o crescimento consolidado orçamentado, devendo o volume de negócios atingir 375 a 400 milhões de euros, no final de 2008. Também ao nível dos ganhos de produtividade global, os responsáveis do Grupo estimam situarem-se entre os 3 e 3,5 por cento do volume de negócios, definindo como meta obter um EBITDA de 8,4 pontos do volume de negócios.