Distribuição

Ikea investe 450 milhões em Portugal até 2010

Por a 18 de Janeiro de 2006 as 11:46

«O Ikea investirá mais de 450 milhões de euros numa primeira fase de expansão, ao longo dos próximos quatro anos, e criará mais de 1650 postos de trabalho directos e qualificados». As palavras são de André de Wit, director- -geral da Ikea Ibérica, numa cerimónia realizada em Ponte de Lima, na qual o grupo sueco de artigos de decoração e mobiliário assinou com a Agência Portuguesa para o Investimento um “memorando” de entendimento com Portugal até 2015, num investimento acumulado na ordem dos 527 milhões de euros.

A construção de uma fábrica de marca própria no Norte do País, cuja localização ainda não está definida, constitui a primeira fase do plano de expansão do Ikea, num investimento superior a 32 milhões de euros. A fábrica funcionará enquanto centro de produção e distribuição para o Sul da Europa e criará cerca de 500 postos de trabalho. O grupo anunciou ainda a construção de três novas lojas, com inauguração prevista já para o próximo ano, duas delas inseridas em espaços comerciais (Lisboa, Matosinhos e outra na região Norte), além de dois centros comerciais, um agregado à loja de Matosinhos e outro no empreendimento a construir em Lisboa.

Nos anos seguintes, o grupo pretende reforçar o investimento em 100 milhões de euros para abrir mais duas lojas, uma operação que vai gerar, segundo o Ikea, mais mil postos de trabalho. De recordar que a segunda loja da multinacional sueca vai começar a ser construída dentro de alguns dias e vai abrir portas em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos. A nova loja vai ter uma área de 34 mil metros quadrados e contou com um investimento de 60 milhões de euros. O Ikea opera actualmente em 33 países, com um parque de 220 lojas.