Bebidas

Central recupera

Por a 13 de Janeiro de 2006 as 19:06

A Centralcer conquistou quota de mercado à líder de mercado Unicer ao longo do ano passado. Segundo dados recentemente divulgados pela ACNielsen, em Novembro de 2005, a cervejeira detida pela Scothish & Newcastle detinha 40,4 por cento da quota de mercado do universo de produtos que comercializa actualmente, o que significa uma subida de 2,6 por cento face ao exercício do ano anterior. Por sua vez, a rival Unicer detém, no mesmo período, 55,7 por cento contra os 57,1 cifrados em 2004, uma perda de 1,4 pontos percentuais.

Em declarações ao Diário Económico, Alberto da Ponte, presidente da Unicer, explicou que «o crescimento da quota das várias cervejas Sagres se fica a dever a um decréscimo da quota da sua principal concorrente». A redução nas vendas da cerveja Cintra também beneficiou a subida das vendas da Sagres. O responsável apontou a Sagres Bohemia como a principal impulsionadora, em cerca de 45 por cento, do crescimento da empresa.

No que diz respeito às marcas, a Super Bock registou o ano passado uma quota de 44,5 por cento, menos 0,2 pontos face a 2004, enquanto a Sagres passou de 32,6 para uma quota de 35,2, crescendo 2,6 pontos percentuais. As marcas Imperial e a Cergal, da Centralcer, subiram a quota durante 2005, enquanto a Cristal e Carlsberg, ambas detidas pela Unicer, perderam vendas. Entretanto, a Unicer já anunciou o lançamento de uma nova cerveja, a Decider, enquanto a Centralcer se prepara para colocar no mercado a Super Bock Abadia.