FMCG Vinhos

Ministro nos Verdes

Por a 12 de Janeiro de 2006 as 16:18

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, deslocou-se ontem à sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para conhecer a realidade económica da região vitivinícola e debater a reforma da política europeia do vinho face aos interesses de Portugal. Agendadas estavam duas reuniões de trabalho com os agentes económicos e com a direcção da CVRVV.

Após a sua visita, o ministro mostrou-se preocupado com o excesso de produção da região, referindo que este coloca algumas dificuldades em termos de «competitividade e escoamento de stocks», apontando ainda como questão problemática a «dimensão da produção e de procura». No final da reunião de trabalho na CVRVV ficou também claro que a região e os seus agentes económicos deverão definir uma estratégia para a promoção dos Vinhos Verdes, apontando as baterias a mercados prioritários e comuns. A região dos Vinhos Verdes conta actualmente com 35 mil viticultores para uma área de 34 mil hectares, o que torna esta região num dos maiores minifúndios vitivinícolas do país. Com 600 empresas engarrafadoras e mais de duas mil marcas no mercado, a região dos Vinhos Verdes apresenta em média um volume de vendas anual de 60 milhões de litros, exportando aproximadamente 15 por cento da produção total, sendo a segunda região mais exportadora, enquanto os números nacionais a colocam como a número dois no top de vendas nacional com uma quota de mercado de aproximadamente 20 por cento.

Quanto à recente entrada em funcionamento da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Jaime Silva revelou que irá «extinguir aquilo que se justificar ser extinto e manter aquilo que se justificar manter, mas racionalizado e modernizado», salientando ainda que «poderá haver alguma alienação de património». Por esclarecer ficaram pontos tão importantes para o sector vitivinícola nacional como a manutenção ou não das CVR´s, a incerteza quanto à entidade responsável pela certificação e o destino dos Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).