Retalho: índice de confiança sobe

Por a 6 de Janeiro de 2006 as 17:38

Os níveis de confiança dos consumidores estabilizaram e o indicador de confiança no comércio e nos serviços apresentou subidas em Dezembro último. Estas conclusões foram recentemente divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Com explica o documento, «as perspectivas sobre a situação financeira do agregado familiar e económico do País e sobre a realização da poupança evoluíram favoravelmente nos últimos meses, mas ficaram aquém do necessário para compensar os fortes agravamentos registados de Junho a Agosto».

No que diz respeito ao comércio, registaram-se melhorias pelo terceiro mês consecutivo, «determinadas sobretudo pelo comportamento do retalho, embora o indicador de confiança do comércio grossista tenha registado alguma recuperação». Por sua vez, nos serviços, o indicador de confiança recuperou, resultado do «contributo positivo das perspectivas de procura e opiniões sobre a evolução recente da carteira de encomendas», conclui o INE.

Comissão Europeia: consumidores mais pessimistas

Paralelamente, segundo dados da Comissão Europeia analisados no mesmo período, os consumidores portugueses revelaram-se mais pessimistas. O indicador de confiança passou de -40 pontos em Novembro para -41 em Dezembro de 2005. Segundo explica o documento, a quebra está relacionada com as expectativas em relação à situação económica do País durante o próximo ano e ao aumento da taxa de desemprego.

Na zona Euro, a confiança das famílias decresceu nos últimos três meses do ano, relativamente ao segundo e terceiro trimestres. No entanto, a Alemanha superou o valor médio atingido nos últimos 16 anos. Em França e Itália a confiança dos consumidores manteve-se estável, com os mesmos níveis de Novembro (-16 e -17, respectivamente). Quanto ao país vizinho, o indicador situou-se nos -10 em Dezembro do ano passado contra -13 registados no mês anterior.