Distribuição

Pingo Doce compara preços com Mini-Preço

Por a 6 de Janeiro de 2006 as 17:34

A mais recente campanha publicitária do Pingo Doce, grupo Jerónimo Martins, está a causar polémica. Na base do anúncio está a comparação directa de preços entre produtos comercializados no Pingo Doce e na cadeia discount Mini-Preço, grupo Carrefour. São comparados vários produtos, embora apenas um por anúncio, como é o caso do sabonete Dove e do detergente Skip.

Segundo o Código da Publicidade, a comparação directa é permitida desde de que «compare bens ou serviços que correspondam às mesmas necessidades» e «não gere confusão no mercado entre anunciante e concorrente».

Em declarações ao Diário Económico (DE), Pedro Barbosa Viana, director de marketing do Mini-Preço, explica que esta «situação nunca tinha acontecido» no comércio a retalho e que se encontra a «analisar a situação». E acrescentou: «Não nos agrada ver o nome da empresa a ser utilizado por outros». Mas sublinha que a campanha publicitária vem provar que o Mini-preço oferece «os preços mais baixos do mercado». Isabel Afonso, responsável pela campanha do Pingo Doce, assegurou ao DE que o anúncio respeita o Código da Publicidade. Por sua vez, Manuela Botelho, da Associação Portuguesa de Anunciantes, explicou, ao mesmo jornal, que esta comparação de preços «pode gerar guerra aberta» entre as unidades comerciais, sendo as marcas as principais lesadas.