Distribuição

Volume de negócios do retalho cresce em Outubro

Por a 27 de Dezembro de 2005 as 18:23

A actividade económica começa a mostrar sinais de recuperação. Em Outubro último, este indicador alcançou 1,2 por cento, situando-se mais próximo do valor alcançado no segundo trimestre de 2005 (1,5), de acordo com a Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE). No entanto, de acordo com a mesma fonte, o valor alcançado em Outubro situa-se num patamar inferior ao da média do primeiro semestre do ano em análise.

Por sua vez, o indicador do clima económico baixou em Outubro e Novembro (-0,5 e -0,6 por cento, respectivamente) embora a degradação não tenha alcançado os valores dos dois meses anteriores (-0,8). A quebra resultou do «predomínio da deterioração na construção e nos serviços sobre as recuperações na indústria e no comércio», explica o relatório do INE.

No que diz respeito ao índice do volume de negócios do comércio a retalho, regista-se a subida para 1,2 por cento em Outubro, valor superior à média alcançada no terceiro trimestre (0,9) mas inferior à média do primeiro e segundo trimestres, situando-se nos 3,1 e 3,8, respectivamente. Quanto ao consumo privado, assinala-se um novo abrandamento, mais relevante em relação aos bens duradouros, explica o INE. Este fenómeno pode ser explicado pela “corrida” às compras que antecedeu a subida do IVA.

O indicador relativo ao investimento voltou a apresentar em Outubro «sinais mais favoráveis», em resultado dos sectores da construção e das máquinas e equipamentos, uma vez que nas áreas de material de transporte «ocorreu uma desaceleração». Por último, o comércio internacional registou crescimento, no número de exportações em relação às importações.