FMCG Marcas

Imperial aposta no Japão

Por a 20 de Dezembro de 2005 as 17:46

A Imperial, fábrica de chocolates do grupo RAR, pretende fortalecer e apostar nas suas dez marcas próprias e na exportação. Para tal, a empresa já fez um acordo com duas cadeias de distribuição no Japão, negligenciando os agentes e o pequeno retalho. A empresa que detém marcas como Regina, Jubileu e Pantagruel, tem como actuais e principais destinos de exportação o Benelux, a França e a América Latina.

No mercado doméstico, está presente na Moderna Distribuição, onde os hipers representam cerca de 20 por cento das vendas e no consumo imediato (cafés, snaks e pastelarias). Num espaço de dois anos acordou com 40 redes de distribuidores ganhando assim 30 mil pontos de vendas para os produtos de consumo por impulso.

Para crescer em Portugal a Imperial vai aplicar 3,5 milhões de euros na ampliação da sua capacidade já instalada. Nos terrenos disponíveis em Vila do Conde pretende construir uma nova unidade de tabletes e bombons com o objectivo de triplicar a capacidade nestes segmentos.

Das seis linhas de fabrico que possui actualmente, as tabletes e os bombons representam 52 por cento da produção total. Apesar da prioridade ser a exportação, para combater a reduzida dimensão do mercado português, agravado pelo baixo consumo de chocolate, o grupo não descura o fornecimento para outras marcas, um negócio que vale 15 por cento da facturação da Imperial. A estratégia do grupo está a correr bem e quem o comprova são os números. A Imperial tem crescido acima da média de mercado, que em 2004, terá aumentado quatro por cento em volume e oito por cento em valor.