Distribuição

AC investiga Associação de Farmácias

Por a 14 de Dezembro de 2005 as 18:35

A Autoridade da Concorrência (AC) realizou buscas, durante o dia de ontem, às instalações da Associação Nacional de Farmácias (ANF). A investigação surge na sequência de suspeitas de interferência no mercado dos medicamentos não sujeitos a receita médica por parte daquela associação, noticia hoje o Público.

Por outro lado, o Diário Económico dá conta que as investigações também têm por objectivo «recolher provas que confirmem que a compra de 49 por cento da distribuidora Alliance Unichem configura uma operação de concentração» que faz com que as farmácias controlem também a maior parte do sector da distribuição grossista.

O presidente da ANF, João Cordeiro, confirmou em declarações à Lusa, que a investigação alberga dois assuntos: o mercado dos medicamentos de venda livre e a criação de uma central de compras que deverá estar concluída no próximo ano. Com a criação desta central, a ANF pretende negociar directamente os preços dos medicamentos com os laboratórios, um modelo de negociação semelhante ao dos hipermercados, explica o responsável. O objectivo é fazer concorrência aos preços praticados nas grandes superfícies no mercado dos medicamentos sem receita.

Cordeiro não se revelou surpreendido com as buscas, alegando que são resultado das denúncias recentes que têm vindo a público, nomeadamente as eventuais práticas de concertação de preços, que terão resultado na subida de preços de alguns fármacos não sujeitos a receita médica, assim como as dificuldades de abastecimento das lojas agora autorizadas a vender este tipo de fármacos, conhecidas desde Outubro.