Comerciais ligeiros impulsionam Mercedes

Por a 13 de Dezembro de 2005 as 15:00

A marca de Stuttgart apresentou, durante o ano de 2004, vendas recorde nos veículos comerciais ligeiros, superando as 260 mil unidades. Em Portugal, apesar da conjuntura económica pouco favorável, a Mercedes-Benz comercializou mais de três mil veículos.

O exercício de 2004 revelou-se bastante positivo para a unidade de negócio de veículos comerciais ligeiros da Mercedez-Benz, apresentando o relatório de contas da marca sedeada na cidade alemã de Stuttgart um aumento de 13 por cento relativamente ao ano de 2003. Os números apresentados pela marca fundada por Gottlieb Daimler e Karl Benz, anunciam um total de 260.900 veículos vendidos, mais 30 mil que no exercício anterior, com o sucesso a dever-se, segundo os responsáveis pela marca, «à crescente procura do modelo Sprinter, bem como dos novos modelos Viano e Vito», este último eleito “Van of the Year 2005», um ano depois de ter sido apresentando ao mercado.

Europa domina vendas

«Na Europa Ocidental, a nossa unidade de negócios lidera o mercado no segmento de veículos comerciais», afirmou Rolf Bartke, director da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais Ligeiros Mercedes-Benz. De facto, a venda de veículos comerciais ligeiros aumentou para 194.800 unidades na Europa, representando isto, um crescimento significativo quando comparado com as 181.400 viaturas comercializadas em 2003.

Quanto à região NAFTA (“North Amercian Free Trade Agreement” – acordo regional entre o Canadá, México e Estados Unidos da América que visa a implementação de uma zona de comércio livre), foi registado um aumento das vendas na ordem dos 59 por cento, totalizando as vendas na região 18.900 veículos, ou seja, mais 7.100 unidades que no exercício de 2003. Rolf Bartke, refere que «nos EUA, as vendas do Sprinter – comercializado através das marcas Freightliner e Dodge – têm vindo, continuamente, a aumentar desde a sua introdução no inicio de 2002, permitindo-nos fortalecer a nossa posição competitiva no mercado global», adiantando o responsável como outro marco, o contrato assinado em Novembro de 2004, com a China Motor Corporation (Taiwan) e a Fujian Motor Industry Group para a criação de uma joint venture, a DaimlerChrysler Vans (China). Até 2006, a Mercedes-Benz prevê a produção de cerca de 40 unidades da Sprinter e dos novos Viano e Vito na fábrica localizada na cidade de Fuzhou, na província de Fujian.

10 Anos Sprinter

Em Portugal, o negócio de veículos comerciais da Mercedes-Benz alcançou, em 2004, as 3.961 unidades comercializadas, resultado do forte contributo dos comerciais ligeiros e pesados. Apesar do mercado de comerciais ligeiros não ter registado uma variação assinalável no último exercício, a Mercedes-Benz assinalou um aumento significativo de vendas, comercializando 3.212 unidades, o que resulta num crescimento de 12,7 por cento face ao ano anterior, suportado por um aumento da quota de mercado.

O Vito foi o responsável pela venda de 1.535 unidades, reforçando a quota de mercado de 15,9 (2003) para 19,1 por cento (2004), correspondendo este aumento a um crescimento do volume de vendas superior a 14 pontos num segmento de mercado que cresceu apenas cinco por cento em 2004, consolidando, assim, a liderança de mercado no segmento comparável. O modelo Sprinter, por sua vez, com peso bruto inferior a 3,5 ton., comercializou 1.677 viaturas, a que correspondeu uma quota de mercado de 20,6 por cento no segmento comparável, bem como um crescimento do volume de vendas, em 2004, de 11,3 pontos.

Quanto a este último modelo, passaram exactamente dez anos desde que a Mercedes-Benz apresentou, pela primeira vez, o Sprinter, produzido em Düsseldorf, na maior fábrica de veículos comerciais ligeiros da DaimlerChrysler. Com vendas acumuladas superiores a 1,2 milhões de unidades, o Sprinter é o veículo mais vendido na Europa no seu segmento e pode ser encontrado em mais de 100 países no mundo. Este veículo comercial ligeiro tem ganho inúmeros prémios e, devido às constantes melhorias, continua tão moderno como no início da sua carreira, o que prova o recorde atingindo de mais de 140.000 unidades comercializadas, em 2004. Para este valor contribuíram também as unidades comercializadas em Portugal que, ao longo destes dez anos (entre 1995 e Março de 2005), ultrapassaram os 15 mil veículos.