FMCG Vinhos

Apostas Unicer

Por a 13 de Dezembro de 2005 as 15:00

Unicer

A Unicer Vinhos, divisão vitivinícola da cervejeira nacional, acaba de apresentar ao mercado duas novidades vínicas: o monocasta Syrah e a Aguardente Velha de Alvarinho.

No caso do monocasta Syrah, este néctar surge ancorado à marca Planura, proveniente das planícies alentejanas, uma das Regiões Demarcadas mais apreciada em Portugal. Presente no mercado com Tinto e Branco e, desde 2004, com um Reserva, Planura surge agora com um vinho exclusivamente produzido com recurso à casta Syrah, numa produção de 30 mil litros, ou seja, 40 mil garrafas. Disponível em garrafas de 750 ml, com um preço de 5,50 euros, a comercialização far-se-á no canal Horeca e em poucas cadeias da Moderna Distribuição. Com este lançamento varietal, os responsáveis da Unicer pretenderam juntar alguma modernidade à marca Planura, apostando, igualmente, na exportação, aparecendo os mercados do Reino Unido, Estados Unidos da América, França e Alemanha no topo das prioridades.

Do ponto de vista da imagem, mantém-se a coerência com a marca Planura, apesar do recurso a tons mais vivos e apelativos, surgindo o Syrah com uma imagem jovem e moderna, ainda que adequada a um vinho de segmento médio/alto, onde predomina uma casta internacional, actualmente entre as mais conceituadas pelos especialistas da área. Com o lançamento da Aguardente Velha de Alvarinho Quinta da Pedra, a Unicer reforça a oferta de produtos originários de uma das mais nobres castas de Portugal – Alvarinho. A aguardente, com Denominação de Origem Controlada, é produzida na Quinta da Pedra, situada em Monção, com recurso a processos artesanais de destilação, tendo sido envelhecida durante alguns anos. Com um grau alcoólico de 41,2º, esta aguardente chega ao consumidor numa embalagem premium, constituída por uma garrafa e dois copos balão, resultando numa edição limitada de 2000 unidades que serão comercializadas pelos Distribuidores da Rede Unicer para empresas e, em algumas garrafeiras, para particulares ao preço de 40 euros.

Estes dois novos lançamentos vêm no sentido de uma maior diversificação do portfólio de vinhos da Unicer, apostando na consolidação de um negócio que vale actualmente cerca de um por cento das receitas do grupo. De acordo com os responsáveis da empresa sedeada em Leça do Balio, a divisão vitivinícola tem registado crescimentos anuais bastante positivos, na ordem dos 12 por cento desde 2002, com as vendas, em 2004, a ascenderem a mais de seis milhões de litros, gerando receitas superiores a oito milhões de euros.