Distribuição

Grandes superfícies preferidas neste Natal

Por a 12 de Dezembro de 2005 as 18:17

A grande maioria dos portugueses vai fazer as compras de Natal nas grandes superfícies, hipermercados e centros comerciais. A conclusão de um inquérito levado a cabo pela consultora Multidados revela que quase oitenta por cento dos portugueses preferem abastecer-se, ou já o fizeram, nestes espaços comerciais, em detrimento do comércio tradicional (20%) e das compras online (48,6%).

O inquérito foi realizado via Internet, o que justifica a percentagem acima descrita, nos dias 30 de Novembro e um de Dezembro, data em que mais de metade dos inquiridos respondeu ainda não ter feito as compras para festejar esta quadra.

A maioria dos inquiridos que respondeu não pretender realizar compras on-line argumentou como principais motivos o desejo de «ver e tocar pessoalmente nos produtos» (14%) e, logo de seguida, a «falta de confiança nos sites de vendas» (11,5%). «Prefiro o comércio tradicional», ou «gosto do movimento próprio da época» ocupam o terceiro e quarto lugar das respostas, respectivamente.

Para os consumidores que pretendem efectuar as compras online, o facto de não ter de sair de casa é apontado como principal vantagem (68%). No que diz respeito aos riscos de compras via Internet são apontados, em primeiro lugar, os atrasos nas encomendas e, a seguir, a impossibilidade de comprovar a qualidade dos produtos. As compras de Natal online dos portugueses, segundo o inquérito, vão incidir nos livros, DVD e CD.

Quando compram nas grandes superfícies, os presentes que os portugueses mais referiram como fazendo parte da sua lista de compras foram a roupa (28,8), os livros (24,5%), os CD/DVD (12%), os perfumes (11,7%), brinquedos (9,4%) e chocolates (4,3%). No que diz respeito ao orçamento para este Natal, quase 38 por cento dos inquiridos responderam entre 51 a 150 euros, sendo que 26 por cento apenas pensam gastar entre 151 e 250 euros e somente 15,6 por cento vão gastar mais de 250 euros.