FMCG Marcas

Electricidade faz subir custos de produção

Por a 12 de Dezembro de 2005 as 18:14

A subida média de 5,1 por cento nas tarifas de electricidade foi anunciada ontem pela Entidade Reguladora do Sector Energético. No entanto, é aplicável apenas aos consumidores de muito alta, alta ou média tensão, onde se incluem as indústrias.

O aumento da factura energética desencadeia regra geral subidas nos custos de produção em alguns sectores. Com efeito, no início de Janeiro do próximo ano, o preço do pão deverá aumentar, data em que entrarão em vigor as novas tarifas eléctricas.

A notícia é avançada pela Agência Financeira que cita fonte da Associação de Industriais de Panificação do Norte, embora o valor do aumento ainda não seja conhecido.

«O sector não tem uma estratégia concertada de aumento de preços, cada empresa decide livremente o aumento do preço do pão», esclarece a fonte. Tendo em conta que cada empresa fixa a subida a praticar «é difícil quantificar o aumento que se pode esperar», acrescenta.

Prevê-se, no entanto, que os aumentos da factura energética não se reflictam apenas neste bem alimentar, mas que se estenda ao comércio em geral.