Economia em desaceleração

Por a 12 de Dezembro de 2005 as 18:08

A economia está em desaceleração desde o último trimestre de 2004. As contas nacionais trimestrais apresentadas pelo INE na passada sexta-feira mostram ainda que no terceiro trimestre o PIB recuou 0,9 por cento face ao período anterior e, tendo em conta os resultados do primeiro semestre de 2005, só um crescimento de 1% no quarto trimestre poderá projectar a economia para o crescimento de 0,5 previsto pelo Executivo.

O cenário que apontava 2005 como um novo ano de recessão parece estar agora de fora. Para que esta situação se verificasse era necessário que o último trimestre registasse uma quebra de 0,9 por cento, igual à verificada no terceiro trimestre.

As contas apresentadas pelo INE dão conta de uma subida do PIB de 0,2 para 0,4 por cento, em relação ao período homólogo. Uma quebra acentuada da procura interna (0,1%), assim como uma melhoria da procura externa líquida contribuíram para esta evolução.

Governo quer dinamizar exportações

O Governo pretende reunir com empresários que serão segmentados por mercados e fileiras de actividade até ao final do ano. O objectivo é criar medidas de apoio às exportações.

A título de exemplo, empresários que já se encontrem a actuar no mercado estrangeiro ou estejam a desenvolver acções de expansão internacional, vão constar na lista dos convidados a reunir com o Executivo. A partir destas reuniões, o Governo pretende perceber quais são os obstáculos que estes empresários enfrentam quando pretendem exportar. Assim, o Governo espera aprovar, em Concelho de Ministros sobre assuntos económicos, já em Janeiro, medidas que permitam ultrapassar os obstáculos identificados pelos empresários.