FMCG Vinhos

Vinhas e Viticultores distinguidos

Por a 7 de Dezembro de 2005 as 16:53

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) distinguiu, recentemente, os melhores classificados no Concurso “A melhor vinha – 2005”, numa iniciativa que teve lugar na Estação Vitivinícola Amândio Galhano, nos Arcos de Valdevez. A 5ª edição do concurso, criado com objectivo de promover uma viticultura de qualidade na Região e um intercâmbio salutar de conhecimentos entre técnicos e participantes, distingui com a Quinta da Pousada de José de Campos Reis Areal com o “Prémio Excelência da Medalha de Ouro”. Com “Medalha de Ouro” foram distinguidas as explorações: Quinta de Aguiã, de Simão Pedro de Vasconcelos Bacelar de Aguiã, concelho dos Arcos de Valdevez; Quinta do Cruzeiro de Gonçalo Barbosa de Sousa Lopes, também em Famalicão e Quinta de Gomariz de Manuel Silva Correia Sá, no concelho de Santo Tirso. Dez explorações foram ainda premiadas com “Medalha de Prata” e sete com “Medalha de Bronze”.

Pela primeira vez no âmbito deste Concurso, foi instituído pela CVRVV o “Prémio Amândio Galhano”, com o objectivo de distinguir o “Melhor Viticultor – 2005”, cabendo a José Moutinho de Sousa da Quinta do Barco, concelho de Barcelos, a atribuição deste prémio. A Quinta da Baseira de António Ribeiro Pereira, concelho de Amarante, foi galardoada com o troféu “A Vinha e o Ambiente”, pelos princípios e regras ambientais pelos quais se rege, enquanto o prémio para “Jovem Viticultor”, um troféu instituído em 2004 para distinguir novos talentos da Região, foi entregue a Manuel Eugénio Gonçalves Rego, da Quinta de Corutelo, concelho de Ponte de Lima.

Concorreram cerca de vinte e duas explorações provenientes das diversas sub-regiões, desde Monção a Baião, tendo o Júri visitado, no decorrer do ano vitícola 2005, as diversas explorações no sentido de acompanhar as diferentes fases da cultura da vinha, do trabalho dos viticultores e para avaliação final da produção e do estado sanitário da vinha.

De referir ainda que a partir deste ano, o Concurso começará a ter a periodicidade bienal, com a próxima edição a estar agendada para 2007, mantendo os mesmos objectivos: estimular o espírito inovador, jovem, empresarial e dinâmico que caracteriza a Região dos Vinhos Verdes.