Não Alimentar

Procter & Gamble desenvolve melhores líderes

Por a 7 de Dezembro de 2005 as 16:56

A Procter & Gamble, que comercializa produtos de limpeza e higiene pessoal, é a melhor empresa a desenvolver líderes internos, segundo avança o “ranking Top 20 Companies for Leaders”, levado a cabo pela consultora Hay Group em parceria com a publicação de gestão norte-americana CEO Magazine. Estes dados não são de estranhar, já que um terço do tempo dos CEO da Procter & Gamble é gasto no desenvolvimento da liderança e na identificação de talentos. A.G. Lafley, presidente executivo da multinacional faz uma avaliação regular dos gestores da empresa com o objectivo de encontrar potenciais sucessores.

Os colaboradores são sujeitos a diagnósticos, assim como a uma variedade de programas de desenvolvimento de chefias, aplicados a todas as etapas da carreira do colaborador. Até mesmo a remuneração dos trabalhadores é calculada não só com base no resultado dos negócios mas também na forma como desenvolvem a organização. A empresa, que detém marcas como o Tide ou Pantene, dispõe também de um sistema de desenvolvimento de talentos informatizado que contém cerca de três mil nomes de gestores de topo e detalhes sobre o percurso profissional, permitindo identificar a pessoa mais indicada para cada função.

«As pessoas que contratamos e a aposta que fazemos no seu desenvolvimento, como líderes, são críticos para a nossa capacidade de inovar e competir», afirma o responsável da empresa. Para terminar, acrescenta: «Entre todas as minhas funções, nenhuma terá um impacto tão duradouro no sucesso a longo prazo da Procter & Gamble, como ajudar a desenvolver outros líderes.»

Em Portugal, a aposta em desenvolvimento de líderes é mais comum em empresas com performances acima do mercado. De acordo com um estudo da Hay Group, 40 por cento dos inquiridos destas companhias afirmam que a sua empresa é eficaz na identificação de quadros com bastante potencial. Nas empresas com desempenho abaixo da média de mercado, a situação é inversa, apenas 10 por cento dos entrevistados acredita na eficiência na escolha dos líderes. A Sonae, segundo a consultora, é uma das melhores escolas de liderança em Portugal, cuja cultura empresarial é dinamizada através de uma política de formação constante.