Distribuição

Volume de negócios sobe 0,4% na zona Euro

Por a 6 de Dezembro de 2005 as 10:50

Volume_sobe

De acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o volume de negócios do comércio a retalho cresceu, em Outubro de 2005, 0,4 por cento na zona Euro e 1,4 por cento na Europa 25, quando comparado com o período homólogo de 2004. Utilizando como base de comparação o mês de Setembro do ano corrente, o índice do número de vendas aumentou 0,5 por cento na zona Euro e 1,2 por cento na Europa 25 em Outubro de 2005.

O comércio a retalho nos sectores alimentar, bebidas e tabaco subiu 0,3 por cento na zona Euro e 1,3 nos países que constituem os 25 em Outubro de 2005 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No que respeita ao sector não alimentar, esse cresceu 0,4 e 1,3 por cento, respectivamente. Comparando com o mês de Setembro de 2005, Outubro registou, naqueles sectores, crescimentos de 0,7 na zona Euro e de 2,2 por cento na Europa 25.

Continuando a análise deste período, em termos globais, o volume de negócios do comércio a retalho verificou subidas que variam entre 0,1 e 2 por cento, sendo que o Estado-Membro que obteve maior crescimento foi a Polónia e logo a seguir a Alemanha (+1,9%). As descidas variam entre os 2,8, onde se situa Portugal, e os 0,1 registados pelo Reino Unido.

Em Portugal, este comportamento deve-se sobretudo à quebra de 5,2 por cento no comércio de produtos não alimentares, que anulou o crescimento de 0,3 por cento registado na venda de produtos alimentares. A evolução do comércio de produtos alimentares foi determinada pela venda em estabelecimentos não especializados, que contribuiu com 0,3 pontos percentuais para a subida. Por sua vez, a variação negativa da venda de produtos não alimentares deveu-se à quebra do comércio de livros, artigos de papelaria e outros segmentos como a higiene, farmácia ou cosmética.