OCDE confirma cenário negativo para economia

Por a 30 de Novembro de 2005 as 18:34

O cenário macroeconómico traçado pelo Governo para 2006 é demasiado optimista. É a conclusão das previsões de Outono da Organização para o Desenvolvimento e Crescimento Económico (OCDE) dadas a conhecer ontem, de resto uma projecção já avançada por várias instituições internacionais. A Organização veio também reafirmar que Portugal vai ter o mais baixo crescimento dos 30 países que dela fazem parte, um crescimento real muito abaixo do potencial.

A OCDE prevê um crescimento de um por cento para 2006, a Comissão Europeia indica 0,8 por cento e o Governo estima um valor de 1,1 por cento. A subida do produto no próximo ano foi revista em baixa face aos 2,1 avançados no relatório da primavera.

No que diz respeito às exportações, a projecção da OCDE é mais generosa do que a do Executivo, mas é pessimista na recuperação do investimento. Apesar do aumento das exportações, a Organização acredita que Portugal continuará a perder quotas de mercado, revelando problemas de competitividade. O défice da balança comercial continuará a ser um dos principais desequilíbrios da economia nacional, pois estima-se que atinja os 9,6 por cento em 2006, o segundo mais elevado da OCDE.