Bebidas

Schweppes investe 140 milhões na Península Ibérica

Por a 28 de Novembro de 2005 as 18:57

A Schweppes Europa vai investir um total de 140 milhões de euros no relançamento de alguns dos seus produtos, assim como na procura de novas marcas na Península Ibérica, segundo conta o periódico Expansión.

De salientar que há cerca de meio mês a Cadbury Schweppes alienou o segmento europeu de bebidas não alcoólicas a um grupo de empresas de capital de risco liderado pela Lion Capital e pela Blackstone Group, por um valor cifrado em 1.850 milhões de euros.

A Schweppes abandona assim o período de contenção, que resultou no corte de investimentos e consequente perda da quota de mercado. O objectivo do grupo, de acordo com António Obieta, administrador delgado para Portugal e Espanha, passa por desenvolver uma estratégia que leve novamente ao topo as duas principais marcas, Schweppes e Trina.

A prioridade da empresa é aumentar a quota de mercado ao nível do canal Horeca, em detrimento do retalho, pois é ali que os interesses se encontram mais consolidados. A Schweppes factura 930 milhões de euros anuais no conjunto dos países europeus e ocupa a terceira posição do mercado, a seguir à Coca-Cola e à Pepsi.

Na Península Ibérica o volume de negócios da Schweppes é de cerca de 330 milhões de euros, número que lhe confere a liderança, embora esta posição tenha ficado em causa com a compra da Compal, por parte da Sumolis. A soma do negócio das duas empresas, que estão à beira do processo de fusão, já ultrapassa em três milhões de euros a facturação da Schweppes ibérica.

Os novos accionistas da multinacional, designadamente a Lion Capital, têm longa experiência na área dos produtos de grande consumo, pois a Lion adquiriu a Weetabix, empresa de cereais britânica, em Fevereiro do ano passado, e a francesa Materne, segundo maior produtor de marmelada do país, em Agosto de 2004.