FMCG Marcas

Contaminação alastra-se a sumos

Por a 24 de Novembro de 2005 as 18:13

A substância química (ITX) que contaminou o leite líquido infantil da Nestlé, utilizada na impressão de embalagens de cartão pela empresa Tetra Pak, foi detectada também em sumos de citrinos e em algumas marcas de leite.

As informações foram avançadas ontem pela própria empresa responsável pela produção das embalagens, que anunciou também, a decisão de retirar o ITX do processo de impressão de todas as embalagens de leite e sumos, até ao final de Janeiro. «Até 31 de Dezembro teremos a medida aplicada a todos os leites e até 31 de Janeiro todos os sumos. Não foi possível mudar o método em todos os produtos de um dia para o outro, por isso estabelecemos prioridades», anunciou Patrícia O’Hayer, porta-voz da Tetra Pak.

A empresa sueca não indica, no entanto, o nome das marcas onde foi detectada a substância. «Não podemos dizer quais são porque não sabemos. Fizemos as análises com base numa amostra de produtos oferecidos pelos nossos clientes», explica ao Público, Patrícia O’Hayer. Os valores mais elevados da substância química foram encontrados em sumos de laranja e limão e em algumas marcas de leite. A mesma fonte indica que o «problema não é restrito à Nestlé, foi detectado em produtos de outras marcas». A Tetra Pak adianta que procedeu de imediato ao aviso de todos os clientes, aconselhando-os a fazer testes individuais aos produtos.

Por outro lado, um porta-voz da Comissão Europeia indicou que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) considerou «pouco provável» que a substância química em questão represente perigo imediato para a saúde pública, tendo em conta a quantidade encontrada.

O presidente da Nestlé, Peter Brabeck, culpabiliza o executivo italiano e indústria de embalagens pela polémica. «Isto não é nada. Está-se a fazer uma tempestade num copo de água. Não há risco para a segurança», explica. Segundo Brabeck, os custos da operação de retirada dos lotes, que teve lugar na França, Itália, Espanha e Portugal, não devem ultrapassar os 2,5 milhões de euros, número «irrisório» quando comparado com o lucro operacional da Nestlé. Na totalidade, foram afectados 2,15 milhões de litros de leite, entretanto retirados daqueles quatro mercados.

O grupo Jerónimo Martins, que detém as insígnias Pingo Doce e Feira Nova, contou ao Público que só tinha o produto à venda nestes dois supermercados e que os lotes já foram retirados.

À margem desta questão, o presidente da Nestlé admitiu que o gigante alimentar poderá encaminhar-se para uma OPA hostil sobre a L’Oréal, onde detém actualmente uma participação de 29%, a realizar em 2009.