Bebidas

Resultados “robustos”

Por a 8 de Novembro de 2005 as 12:38

A Scottish & Newcastle apresentou recentemente os seus resultados internacionais referentes aos primeiros nove meses de 2005, divulgando, de acordo com o comunicado da empresa, «resultados robustos». Esta performance é consequência da política seguida pela empresa no que diz respeito à construção e inovação das marcas, sendo exemplo disto os casos da SuperChilled no Reino Unido, da Sagres em Portugal e da Grimbergen na França e Bélgica. Os negócios da Baltic Beverages Holding (BBH) continua a apresentar crescimentos acentuados e, apesar da situação vivida nos mercados da Europa Ocidental, os resultados do terceiro trimestre melhoraram em todas as regiões. No Reino Unido, apesar de se registar uma melhoria no trimestre em análise, o mercado espelha ainda a falta de confiança por parte dos consumidores. Nestes três meses, o mercado de cerveja e cidra britânico cresceu 1,8 por cento, com o canal off trade a compensar as perdas no on trade. As marcas de cerveja e cidra da empresa apresentaram um crescimento de 5,6 por cento, tendo as quatro top marcas (Foster´s, Kronenbourg 1664, John Smith´s e Strongbow) registado, neste trimestre, crescimentos superiores aos do primeiro semestre.

Fora do Reino Unido, os mercados da Europa Ocidental continuam a apresentar-se fracos, ainda que a Scottish & Newcastle tivesse melhorado os resultados em volume nos principais países do Velho Continente. Em Portugal, as vendas em volume de cerveja aumentaram 10,6 por cento, enquanto em volume as outras bebidas registaram uma evolução de 19,2 pontos percentuais no terceiro trimestre. Estas boas performances foram alicerçadas pelo crescimento das marcas Sagres e Luso, com os preços, numa conjuntura económica difícil, a manterem-se estáveis. Quanto à participação da Scottish & Newcastle na BBH, os resultados apresentados também são positivos, registando crescimentos de dez por cento no volume de vendas de cerveja e 21 pontos nas vendas líquidas. Isto permite à empresa aumentar a sua quota de mercado na Rússia em um ponto percentual, situando-se actualmente, de acordo com os responsáveis do grupo, nos 36,9 pontos.