Portugal acolhe centro de distribuição brasileiro

Por a 2 de Novembro de 2005 as 16:11

not dia transportes 2-11

Portugal venceu o país vizinho na corrida para a instalação da plataforma logística que permitirá a distribuição de produtos de pequenas e médias empresas brasileiras em toda a Europa do Sul. Quem avança a notícia é Juan Quirós, presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), entidade semelhante no seu funcionamento ao ICEP português. Até à data, cerca de 42 empresas brasileiras de vários sectores (produtos de cosmética, instrumentos musicais, cerâmica, móveis, mármores e granitos, alimentação e bebidas) já manifestaram interesse em participar no projecto.

Detalhes como o valor total do investimento, respectiva localização e data de execução ainda não foram anunciados, encontrando-se dependente do desenrolar das negociações entre o ICEP e a Apex. Nesse sentido, o primeiro passo desta iniciativa passará pela negociação com o Governo português dos incentivos para a instalação dessas empresas em território nacional, para, numa fase posterior, abrir actividade em Portugal, de modo a usufruir de linhas de crédito e benefícios fiscais. Trata-se do quarto centro de distribuição brasileiro fora de portas, seguindo-se Portugal aos Estados Unidos, Alemanha e Médio Oriente, encontrando-se, ainda, em estudo a instalação de um quinto centro na Polónia.

No rescaldo do III Congresso Empresarial Brasil-Portugal, que terminou ontem em Salvador, levantou-se a hipótese de que esta decisão do governo de Lula da Silva poder conduzir à criação de uma central semelhante, mas com produtos portugueses no Brasil, já no primeiro semestre do próximo ano. Central que funcionaria como um incentivo para as exportações portuguesas para aquele país, encontrando-se o Turismo e as PME’s (pequenas e médias empresas) como os sectores que mais poderiam beneficiar com a criação desse centro logístico. Assinale-se que, em 2005, as exportações nacionais para o Brasil deverão atingir os 165 milhões de euros, valor passível de sofrer alterações.