Distribuição

“Retail Parks” despertam interesse estrangeiro

Por a 25 de Outubro de 2005 as 17:59

O imobiliário de retalho continua a despertar o interesse dos investidores internacionais, especialmente os “retail parks”. Segundo o Marketbeat Portugal, estudo semestral sobre o mercado imobiliário português, o retalho foi o segmento que melhores resultados apresentou, ao apurar retornos de 13,6% no período compreendido entre 1999 e 2004 (fonte: Índex IDP).

A mesma fonte adianta que os centros comerciais continuam a ser a plataforma de expansão preferencial para os operadores do sector, representando cerca de 85,4% do total de projectos futuros. Na base desta percentagem, encontra-se a estagnação do comércio tradicional, devido, em parte, à Lei do Arrendamento em vigor que pouco favorece o seu desenvolvimento. O ensaio indica ainda que «se todos os projectos futuros de centros comerciais vierem a ser concretizados», verificar-se-á um acréscimo de 35% na sua área total, superando a fasquia dos 2,9 milhões de metros quadrados, até finais de 2008.

Num futuro próximo é esperado um crescimento substancial do conceito de “retail parks” em Portugal, encontrando-se prevista a abertura de sete novos projectos até finais de 2008. Este acréscimo no número de aberturas destes espaços comerciais representa um aumento acima dos 90%, alargando a sua área total para 230 mil metros quadrados.