FMCG Marcas

Grupo Cerealis impugna decisão da AC

Por a 24 de Outubro de 2005 as 10:11

A Cerealis Moagens e a Cerealis Produtos Alimentares, empresas do grupo Cerealis, decidiram «impugnar judicialmente a decisão administrativa» da Autoridade da Concorrência (AC) conhecida durante o dia de ontem. As duas áreas de negócio do grupo ex-Amorim Lage foram multadas em 4,76 milhões de euros, mais de metade da coima total aplicada a um grupo de dez empresas: nove milhões de euros.

Em comunicado, a administração afirma que «contrariamente ao que é afirmado pela AC, as empresas do grupo Cerealis não se conluíram» com o objectivo de efectuar cinco aumentos na farinha de trigo, no período compreendido entre Dezembro de 2000 e Dezembro de 2003, diminuindo-o entre Julho e Setembro de 2004, como é descrito pelo relatório do organismo.

Ainda em comunicado, o grupo refere que os preços são «determinados unilateralmente e com total independência num mercado fortemente concorrencial, estando de acordo o tarifário praticado pelas empresas do grupo com as «tabelas públicas sempre oportunamente comunicadas à AC».