FMCG Marcas

Casa do Azeite pode exportar para a Rússia

Por a 24 de Outubro de 2005 as 10:10

A Casa do Azeite, organismo que representa cerca do 95% do azeite embalado em Portugal, encontra-se a analisar a possibilidade de vender azeite português na Federação Russa. Integrada na comitiva que acompanhou o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, na visita àquele país de Leste, a associação considera que o mercado russo apresenta um enorme potencial de crescimento, justificando, assim, as acções em curso para possibilitar a exportação de azeite nacional.

Em declarações ao Jornal de Negócios, Pedro Cruz, director da Casa do Azeite, em representação da FIMA (empresa comparticipada pela Jerónimo Martins, 51% e Unilever, 49%) considera residual «a quantidade de russos que têm acesso ao produto». No entanto, a produção nacional terá que enfrentar a concorrência de espanhóis, italianos e gregos, que já comercializam os seus produtos na Federação Russa.

Paralelamente, o responsável realizou visitas a diversos pontos de venda, tendo trocado informações com distribuidores locais. Troca de informação que poderá, segundo o responsável, constituir a primeira etapa do processo de exportação de azeite nacional para a Rússia.