Distribuição

Jerónimo Martins investe no Algarve

Por a 18 de Outubro de 2005 as 15:56

not dia dist 18-10

A Jerónimo Martins vai reforçar o parque de lojas da insígnia Feira Nova, através da aquisição de dois hipermercados de média dimensão em Faro. A empresa vendedora é a Leonel Horta, que detém os estabelecimentos Loja da Penha e Loja de S. Luís. Factor decisivo na sua aquisição terá sido o facto de ter menos de dois mil metros quadrados de área de loja, característica que permitirá a sua abertura aos Domingos à tarde e feriados, situação inviável caso ultrapassasse esta dimensão.

Assim que se concretize o trespasse (falta a aprovação da Autoridade da Concorrência), a Leonel Horta dará por terminada a sua participação no mercado retalhista, na medida em que estes constituem os seus restantes activos. Recorde-se que a Jerónimo Martins detém apenas uma loja Feira Nova na região algarvia, precisamente em Faro, pelo que esta aquisição permitirá aumentar o número de lojas do grupo na região para três. Esta estratégia de aquisições pontuais da Jerónimo Martins tem sido utilizada como apêndice ao crescimento orgânico, na medida em que o grupo apenas solicitou uma autorização ao abrigo do novo regime de licenciamento comercial para a insígnia Feira Nova e para a zona de Portimão.

As aquisições no Algarve vêm no seguimento da compra de quatro médios formatos, em 2004, à cadeia Monteverde. Operação que permitiu à Jerónimo Martins estar presente em zonas geográficas (Fundão, Covilhã, Sertã e Ponte de Sôr) onde não tinha nenhum espaço Feira Nova ou Pingo Doce, tendo distribuído as lojas adquiridas entre estas duas insígnias.