Bebidas

Pepsi com vendas em alta

Por a 3 de Outubro de 2005 as 12:19

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A PepsiCo divulgou o relatório de contas referente ao terceiro trimestre de 2005, apresentando, segundo os seus responsáveis, resultados acima do esperado. Com os lucros do segundo maior fabricante de refrigerantes do mundo a registarem uma descida de 37%, as vendas, no entanto, apresentaram os maiores ganhos nos últimos três anos.

«Estamos satisfeitos com a nossa performance para o terceiro trimestre deste ano, especialmente no top line. Todas as nossas divisões contribuíram para os resultados globais positivos, particularmente, as nossas operações a nível internacional e o negócio das bebidas nos Estados Unidos da América beneficiaram das “excelente” condições meteorológicas que revelaram uma grande procura por parte dos consumidores, contribuindo para os óptimos resultados deste trimestre». Foi desta maneira que Steve Reinemund, CEO da PepsiCo, apresentou os resultados trimestrais do segundo maior fabricante de refrigerantes do mundo. Apesar do extremo optimismo do responsável da empresa, a PepsiCo apresentou uma queda de 37 por cento nos lucros no terceiro trimestre de 2005, baixando para os 864 milhões de dólares (717,4 milhões de euros), devido aos custos de repartição de lucros na Europa que ascenderam a 735 milhões de dólares (610 milhões de euros). Neste terceiro trimestre, a PepsiCo apresentou um crescimento de 13 por cento nas vendas líquidas, enquanto na análise year-to-date esse valor se situa nos dez pontos percentuais. De facto no mesmo período em 2004, as vendas líquidas da PepsiCo situaram-se nos 7,2 mil milhões de dólares, passando este ano a contabilizar no mesmo trimestre pouco mais de 8,1 mil milhões. Quanto aos resultados anuais atingidos pelo grupo norte-americano, o relatório apresenta uma subida quando comparado com período homólogo de 2004, cifrando-se actualmente nos 22,4 mil milhões de dólares (mais dois mil milhões que em igual período do ano transacto). Em relação aos lucros de operação registou-se uma subida de 14 pontos, face a período homólogo, tendo passando de 1,512 para 1,680 mil milhões de dólares, subida que também se registou quando analisadas as 36 semanas deste ano em relação ao mesmo período de 2004.

Quanto aos mercados, a operação da PepsiCo Beverages North America (PBNA) aumentou o seu volume total em oito por cento, com a Gatorade a demonstrar maior crescimento, situação aliás confirmada pela subida de 24 pontos das bebidas não gaseificadas com outras marcas como a Aquafina e Propel. A nível internacional, os lucros registaram uma evolução de 28 por cento, com os snacks a subirem sete pontos, com destaque para as operações situadas na Europa, Médio Oriente e África (crescimento de 14% nos snacks), enquanto as bebidas cresceram 13 por cento, destacando-se a mesma região com 15 pontos de evolução.