Distribuição

Desconto optimiza estratégias…

Por a 19 de Setembro de 2005 as 12:03

ed 161 distribuicao not 03

O desconto alimentar tem vindo progressivamente a ganhar força no cenário da distribuição europeia. Com modelos de loja e conceitos de oferta bem definidos, as principais cadeias estão em fase de expansão, olhando com um apetite especialmente aguçado para as emergentes economias de Leste. Mas, apesar do evidente sucesso, alguns dos grupos estão a reposicionar os pontos de venda com vista a seduzirem uma nova tipologia de consumidores, o que passa por outra definição de sortido e por uma maior atractividade das próprias unidades de venda.

A Aldi, por exemplo, acaba de lançar uma marca de alimentação infantil, isto depois de se ter aventurado nas categorias de higiene e beleza. Sendo estas tradicionalmente categorias de produto onde os distribuidores dificilmente conseguem implantar as suas marcas – devido ao capital de confiança exigido pelo consumidor – a verdade é que a companhia, aproveitando precisamente a excelente imagem que detém na Alemanha, decidiu agora apostar em força na diversificação do seu sortido a nichos onde, por regra, os distribuidores são muito cautelosos.

A Lidl, por seu turno, colocou em linear diversos produtos de alimentação infantil, mas desta feita de marcas tradicionais, confirmando a mudança de estratégia que passa agora igualmente por ter referências para além das exclusivas, que anteriormente constituíam a totalidade da oferta. Por outro lado, e isto é válido para todas as insígnias de desconto, nota-se agora uma preocupação muito maior com a disposição de loja e outros serviços, tais como pagamento com cartão electrónico.

Do mesmo modo, a Tengelmann tem vindo a aumentar a variedade disponível nas suas lojas, concretamente dando bastante mais ênfase aos produtos frescos. Os testes estão a ser feitos através do desenvolvimento de um novo formato de loja, onde esta categoria passa a ter a visibilidade que merece. Dois terços da loja são dedicados aos produtos frescos, quando antes essa percentagem se ficava pelos 40 pontos. A maior atractivamente do ponto de venda é outra das preocupações deste conceito, estimando-se que o investimento da loja se situe 25% acima do normal. Ou seja, o desconto alimentar, caracterizado pelo fraco investimento no ponto de venda, está agora a tomar em atenção os requisitos de atractividade que outros modelos de distribuição já possuem. O desenvolvimento destas novas fórmulas nos países de origem, concretamente na Alemanha, onde o desconto tem muita força, faz pensar que rapidamente estas novas propostas chegarão a Portugal.