Distribuição

Contratação Personalizada

Por a 19 de Setembro de 2005 as 12:13

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Luís Melo, responsável da Boyden em Portugal, empresa especialista em consultoria na área do Executive Search (ES), defende que, a prazo, o desenvolvimento das insígnias de distribuição passará pela especialização e diferenciação, contrariando a tendência actual para todas comunicarem preço. Nesse sentido, defende o responsável, as técnicas de recrutamento através de ES constituem uma ferramenta indispensável para o sucesso das operações retalhistas.

O responsável sustenta a sua análise na necessidade das cadeias de distribuição fidelizarem os seus clientes, o que, com a tónica demasiado centrada no preço, se afigura complexo, pois «se a lógica é o preço, pensa o consumidor, facilmente posso trocar de loja», considera Luís Melo. Este cenário, defende, coloca-se também ao nível das marcas, «que estão a perder força excepto onde há experiência emocional». Assim sendo, Luís Melo defende que «dentro de dois anos, no máximo, as insígnias vão iniciar processos de diferenciação e especialização ao nível do serviço, do preço, de zonas de loja específicas, como os frescos, etc».

A Distribuição, enquanto sector económico, é claramente dos mais sofisticados, a par da Banca. Por regra, são empresas que já recorrem ao Executive Search como modelo para contratação de quadros médios e superiores, algo onde a Boyden se afirma pioneira, quer no lançamento do conceito, em 1946 nos Estados Unidos, quer em Portugal, em 1986. De acordo com Luís Melo, esta metodologia é também extremamente adaptável à indústria, e nomeadamente para cargos que exijam elevados níveis de especialização. O Executive Search, de modo genérico, consiste numa abordagem personalizada a profissionais que desempenhem ou já tenham desempenhado determinado tipo de funções, fazendo-se uma análise exaustiva do mercado e da própria pessoa em causa. Como resultado, surgirá uma lista dos potenciais candidatos que melhor poderão desempenhar as funções pretendidas. Segundo Luís Melo, falamos de verdadeiros estudos de mercado em que se analisam a cultura, valores e fase de negócio do cliente, tentando encontrar os melhores profissionais de acordo com tais elementos de referência.

Isto evita, para além da passividade que existe no recrutamento tradicional, o facto de haver um número de respostas interessantes diminuto, uma vez que o contacto é personalizado numa lógica pró-activa que inclui um estudo sobre os factores críticos de sucesso sobre a pessoa a contratar. Neste contexto, e até porque é realizado o acompanhamento da integração do profissional, a Boyden classifica esta metodologia como um verdadeiro trabalho de consultoria e considera-o indispensável, na medida em que as competências de negociação e venda são hoje em dia requisitos fundamentais para o sucesso de qualquer companhia, seja do lado da Distribuição seja do lado da produção.