Feiras

Horexpo 2006

Por a 19 de Setembro de 2005 as 14:47

ed 161 feiras txt 01

A quarta edição da Horexpo, a mais importante feira de Hotelaria, Restauração e Vending que se realiza em Portugal, está agendada para os dias 2 a 5 de Abril do próximo ano, em Lisboa. Plataforma de negócio importante para os profissionais deste sector, o certame tem vindo a crescer desde a primeira edição, quer em número de expositores quer em termos de diversidade da origem, perspectivando-se que esta tendência se mantenha na edição de 2006.

Organização conjunta entre FIL/AIP e o grupo Reed Exhibitions, a quarta edição da Horexpo encontra-se em fase de preparação, prevendo-se, desde já, que esta seja a mais importante das várias edições já realizadas em solo nacional. Desde a edição pioneira (2000), o número de expositores e de visitantes tem aumentado significativamente, o que permite considerar que a próxima edição confirmará a tendência de interesse e participação crescente no certame. Aliás, o interesse e a importância que gera nos profissionais e nas empresas cuja actividade de negócio se inclui neste sector, justifica a posição que este evento ocupa no quadro das feiras que se realizam em Portugal. A aposta passa também por uma maior projecção fora de portas, justificando, desta forma, a estratégia de divulgação que está a ser feita em outros mercados.

Dividida em seis grandes sectores de exposição, nomeadamente: Equipamentos para Cozinhas, Bares e Restaurantes, Alimentação e Bebidas, Equipamentos e Produtos para Hotéis, Vending, Lavandaria e Higiene Industrial e Tecnologia e Serviços, juntando-se este ano a estas áreas de exposição já habituais no certame, o espaço Panitec, sector onde se reúnem os equipamentos e produtos para a indústria panificadora e pastelaria. Será ainda possível encontrar em zonas específicas do evento, as marcas e os equipamentos de dois produtos manifestamente importantes para a restauração e hotelaria: café e vinho.

Recorde-se que o sector de alojamento e alimentação fora do lar é um dos mais importantes da economia portuguesa, não só em função da vocação turística do País, mas devido a algumas particularidades que fazem de Portugal a única nação da União Europeia onde mais de 50% dos gastos feitos em alimentação são efectuados fora de casa. Para se ter uma ideia mais precisa do impacto do sector no contexto da economia nacional, assinale-se que estão registados cerca de 110 mil estabelecimentos de alimentação e bebidas, que empregam directamente perto de 350 mil pessoas, número ao qual se adicionam aproximadamente 120 mil empresários ligados aos diversos ramos desta actividade. Paralelamente ao clima de retracção ao consumo verificado em todo o espaço europeu, Portugal assinala um acréscimo no que diz respeito ao número de turistas que anualmente visita o território nacional, constituindo um factor de desenvolvimento importante para este negócio. A previsão para este ano aponta para um aumento de sete pontos percentuais face a 2004.