Distribuição

Vendas da Auchan sobem 3,7%

Por a 8 de Setembro de 2005 as 11:38

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O grupo Auchan Portugal, detentor dos hipermercados Jumbo e Pão de Açúcar, registou vendas superiores a mil milhões de euros, em 2004. A empresa, que considera ter obtido estes resultados com base numa política de preços baixos, tem em curso a construção de duas novas unidades comerciais.

Os hipermercados da Auchan Portugal alcançaram, em termos consolidados, um volume de vendas brutas de 1.087 milhões de euros. As insígnias Jumbo e Pão de Açúcar atingiram vendas líquidas de 957 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3,7% face aos resultados obtidos em 2003. As prestações de serviços ascenderam a 6,3 milhões de euros, essencialmente relativos à actividade imobiliária. Em comunicado, a Auchan salienta que o cash-flow operacional (EBITDA) gerado pelos hipermercados ascendeu a 65,5 milhões de euros, valor que representa um acréscimo de quatro por cento relativamente a 2003.

Os resultados obtidos foram alcançados através da constante política de preços baixos praticada, sustenta o grupo, sublinhando que o valor dos bens «na generalidade não aumentaram relativamente ao ano anterior, não obstante a inflação verificada». No caso da recente alteração do IVA (de 19 para 21%), a empresa manterá a mesma posição. «Através do acompanhamento diário que fazemos em todas as lojas a mais de dez mil artigos, iremos actualizar os preços em função do comportamento do mercado, garantindo sempre o preço mais baixo em todos os artigos», afirmou Eduardo Igrejas, director-geral do grupo Auchan em Portugal. O mesmo responsável sublinha que «tem sido esta política, entre outros aspectos, que tem contribuído para que o Jumbo tenha vindo a crescer duma forma consolidada a sua quota de mercado ao longo dos últimos cinco anos».

O relatório e contas da Auchan revela também que os investimentos se situaram nos 40 milhões de euros, estando actualmente em curso projectos de construção de duas novas unidades comerciais: na Amadora (inauguração prevista para 2007) e Torres Vedras (abertura ao público durante 2006). Recorde-se que, em Outubro de 2004, foram inaugurados em Vila Real o hipermercado Jumbo e a loja Box, com áreas de venda de, respectivamente, 4.500 e 600 metros quadrados. Já em Abril de 2005, abriu ao público, em Coimbra, o décimo sétimo ponto de venda em Portugal: um hipermercado Jumbo e uma loja Box com áreas de venda de, respectivamente, 4.700 e 1.700 metros quadrados. Presente em Portugal desde 1986, ano em que adquiriu o então Grupo Pão de Açúcar, a Auchan centra a sua actividade na exploração de hipermercados, existindo 16 destes pontos de venda no final de 2004, operando as insígnias Jumbo (14 lojas) e Pão de Açúcar (duas unidades). A empresa está também a apostar na diversificação da sua actividade, nomeadamente no ramo do retalho especializado, onde opera as lojas Box (especializadas em equipamento para o Lar – Informática, Telecomunicações, Electrodomésticos, Som e Imagem) e Lista. No final de 2004, o grupo Auchan empregava 5.500 funcionários.

Resultados internacionais

Com presença em 12 países distribuídos por quatro continentes, o grupo Auchan tem sobre sua gestão 346 hipermercados (dos quais 309 consolidados), 631 supermercados e 297 centros comerciais. Em 2004, o volume de vendas consolidado, sem IVA, ascendeu a 30 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 4,7 por cento face ao ano anterior (ver quadro). «O contributo da operação em países estrangeiros foi um factor decisivo para este crescimento, já que o consumo das famílias em França, Itália e Portugal foi particularmente fraco. Apesar dos melhores resultados a nível internacional, os lucros líquidos cresceram somente 2,6 por cento, devido principalmente à quebra da procura na Europa e ao impacto que tiveram várias medidas reguladoras nas nossas margens em França», explica Christophe Dubrulle, presidente do conselho de administração do grupo Auchan. A taxa de crescimento foi calculada com taxas de câmbio constantes e não inclui as actividades no México e Estados Unidos que foram vendidas ou encerradas durante 2003.

Em termos globais, em 2004, os resultados líquidos do grupo Auchan situaram-se nos 476 milhões de Euros, valor que traduz um decréscimo de 17,2% relativamente ao ano anterior, quando se situou nos 575 milhões de euros. Esta quebra é atribuída essencialmente à diminuição do resultado extraordinário de 2004 relativamente a 2003. O EBIDTA, cash flow operacional, atingiu os 1,909 milhões de euros, apresentando uma subida de um por cento, face a 2003. Os resultados operacionais foram de 1,156 milhões de Euros, que corresponde a um aumento de dois por cento face ao ano anterior.

Por segmentos, a divisão de hipermercados (Auchanhyper) assegurou 78,4% das vendas, os supermercados (ISMS ou Auchansuper) 18,5% e os restantes negócios 3,1%. Em termos geográficos, 95,2% das vendas realizaram-se na Europa, sendo que a França representa 60,7 por cento do total europeu. A operação na Ásia valeu 4,1 por cento, em Marrocos 0,6% e na Argentina 0,1%.

Em valor, as vendas na área dos hipermercados atingiram um valor de 23,6 mil milhões de euros, crescendo 5,1%, face a 2003. França representa 62% do total do negócio destas superfícies (existem 120 unidades em território francês) e cresce apenas 0,2% em vendas sem combustíveis, o que ajuda a explicar o comportamento moderado a nível global. O grupo Auchan considera que «isto deve-se ao facto de existir uma continuidade das acções de preços baixos e do consumo enfraquecido».

Na área dos supermercados, as vendas da Auchan situaram-se nos 5,6 mil milhões de euros nos cinco países onde está implementada (França, Espanha, Itália, Marrocos e Polónia), tendo contribuído com 19% para o total de vendas do Grupo. As restantes actividades da empresa, em particular a Immochan (gestão imobiliária) e o Banco Accord, registaram bom crescimento nas suas actividades.