Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Região do Dão cresce 5% na emissão de selos de vinho certificado

Por a 27 de Janeiro de 2020 as 17:38

vinhaA Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD) emitiu 19,6 milhões de selos de vinho certificado em 2019, traduzindo um crescimento de 5% face a 2018, avançou Pedro Mendonça, diretor executivo da CVRD, ao Hipersuper.

O responsável adianta que, em relação a 2015, houve um acréscimo de 24,8%, o que “mantém a tendência de crescimento da Região do Dão”. “Em termos de cor e analisando apenas a capacidade 750 ml DOC Dão, que é a de maior expressão, emitimos aproximadamente 3, 17 milhões de selos para vinho branco, 484 mil para rosado e 13,5 milhões para o tinto, uma variação de, respetivamente, 4%, 32% e 7% face a 2018”, especifica Pedro Mendonça.

Analisando os números do vinho certificado, Pedro Mendonça defende que a “região continua a afirmar-se através de um crescimento contínuo, consolidado, a produzir vinhos muito distintivos que são facilmente reconhecidos pela sua marcada elegância”.

“Este caráter que nos diferencia é também dado por algumas singularidades do Dão, como o encruzado nos brancos e a touriga-nacional nos tintos, ambas as castas com berço na região”, explica.

Os vinhos do Dão estão presentes em 27 países do mercado europeu e em 63 fora da União Europeia. “Os mercados com maior expressão são o Canadá, EUA, Brasil, China, Angola, Hong-Kong, Macau, Moçambique, Japão”, indica. Quanto aos mercados europeus, os mais representativos são o alemão, o francês, o belga, o polaco, o dinamarquês, o luxemburguês, dos Países Baixos e do Reino Unido.

Tendo dado início a implementação de um plano estratégico a dez anos no começo de 2019, a CVRD definiu o Brasil, os EUA, o Japão e a Suíça como mercados-alvo prioritários. “Executamos diversas ações promocionais nesses países, com e sem a presença de produtores, além de visitas inversas à região de profissionais ligados ao trade e media especializada que pensamos terem tido sucesso quanto aos seus objetivos”, explica.

No âmbito da promoção dos vinhos do Dão a nível internacional, Pedro Mendonça avança que, em fevereiro, a CVRD inicia o seu plano com a apresentação da região e dos seus vinhos a 150 profissionais entre Masters of Wine, Master Sommeliers e Sommeliers na Texsom, em Dallas, nos EUA. Segue-se um tour por Nova Iorque e Washington. São “seguidos de um diverso plano de ações, tanto interna como externamente, sendo a sua grande maioria projetos cofinanciados pela União Europeia embora obriguem, naturalmente, à utilização de recursos próprios”,  finaliza o diretor-executivo da CVRD.

A nível nacional, a região organiza o Dão Invicto, o Dão Primores, concurso Os Melhores Vinhos do Dão e o Dão Capital.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *