Data Center Homepage Newsletter

Portugueses otimistas em relação ao clima de consumo

Por a 17 de Janeiro de 2020 as 17:00

retalhoOs consumidores portugueses continuam a manifestar otimismo em relação ao clima de consumo, existindo, no entanto, uma descida de dois pontos percentuais em dezembro, comparando com setembro de 2019, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira pela GfK.

Portugal, com onze pontos, ocupa uma posição acima da média europeia, que regista menos sete pontos face a setembro. “Os países que apresentam o clima de consumo mais favorável são a Polónia com 27 pontos e a Grécia, apenas com a descida de um ponto, face a setembro de 2019. Já Espanha, é o país que apresenta uma perspetiva mais negativa, com menos dez pontos do que em setembro”, refere o documento.

Quanto às expectativas salariais, estas estão a registar, em média, um crescimento em toda a Europa. “Os consumidores na Áustria, República Checa, Alemanha e Grécia foram os mais otimistas relativamente aos aumentos dos seus rendimentos, e este indicador registou um aumento significativo em Portugal, colocando-o bem acima da média europeia”, indica a Gfk.

“Já França é um dos países cujas expetativas de aumentos salariais diminuiu oito pontos em dezembro, em comparação com o mês de setembro”, acrescenta.

Na propensão para comprar, Portugal registou um valor abaixo da média europeia, com nove pontos, menos dois face a setembro.  “Neste parâmetro, o consumidor que apresenta mais predisposição para comprar é o alemão, enquanto o consumidor espanhol é o que tem menos vontade de adquirir produtos/serviços”, conclui o estudo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *