Homepage Newsletter Produção

Montiqueijo adere ao programa Portugal Sou Eu

Por a 13 de Janeiro de 2020 as 11:54

Selo Portugal Sou eu MontiqueijoA produtora de queijos Montiqueijo aderiu ao programa de certificação Portugal Sou Eu, do Ministério da Economia.

“Era algo que ambicionávamos há algum tempo e, num país que ainda importa uma percentagem elevada da matéria-prima que consome, a valorização da nossa indústria e do que é nosso é fundamental”, declara Dina Duarte, diretora-geral da empresa.

A Montiqueijo “apresenta uma taxa de incorporação nacional de 100%”, por utilizar exclusivamente matérias-primas portuguesas.

Fundada em 1963 no seio da família Duarte, a produtora afirma-se como a “única marca do setor com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, tem produção própria de leite para o fabrico dos seus produtos”. Além da fábrica em Lousa (Loures), a empresa é proprietária de uma herdade em Canha (Agroleite) de onde advém todo o leite para a produção de queijos.

Dirigido às pequenas e médias empresas nacionais e cidadãos em geral, o programa Portugal Sou Eu identifica os produtos de origem portuguesa que têm um elevado nível de incorporação de matérias-primas nacionais. Visa, desta forma, o aumento da produção nacional através do mercado interno, no sentido de uma maior valorização da economia portuguesa e aumento das exportações. 

Mais de dez mil produtos e serviços já aderiram ao selo. No conjunto, as empresas aderentes representam um volume de negócios agregado acima dos 12 mil milhões de euros. Grande parte dos produtos é patenteado e tem marca registada, sendo 57% do setor da alimentação e bebidas e 23% às atividades de artesanato. 

São atualmente 3.400 as produtoras aderentes ao projeto que, em 2015, alargou ao retalho com a certificação também de lojas com elevada integração de produtos nacionais. Até ao momento, ascendem a 1.200 os estabelecimentos aderentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *