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Fundo MDSR entra em Portugal com compra do centro Nova Arcada à Caixa Geral de Depósitos

Por a 9 de Janeiro de 2020 as 12:02

CC Nova Arcada 6A Caixa Geral de Depósitos vendeu o centro comercial bracarense Nova Arcada ao Fundo MDSR, que entra assim no mercado português.

A Sonae Sierra vai manter-se na gestão e comercialização do centro, que assegura desde 2012. Os dados da transação não foram revelados.

“Temos vindo a observar o mercado português há algum tempo, pois acreditamos que ainda está cheio de oportunidades. Com a aquisição da Nova Arcada, concluímos um dos nossos objetivos de entrar no mercado com um ativo de primeira. O centro comercial Nova Arcada é um centro moderno, com grandes e reconhecidas lojas âncora e ainda com um imenso potencial de crescimento”, explica Ran Shtarkman, CEO e cofundador da MDSR, em comunicado.

A MDSR administra um portefólio avaliado em 300 milhões de euros no retalho espanhol. A empresa foi criada em 2015 e desde aí já adquiriu 37 ativos em Espanha, que totalizam uma área bruta locável de mais de 250 mil metros quadrados. Em 2017, alargou também ao segmento de hipermercados, detendo dezenas de lojas arrendadas às cadeias Eroski e Carrefour.

O edifício que alberga atualmente o centro Nova Arcada foi construído com a intenção de inaugurar em 2011, como Dolce Vita Braga, mas as dívidas acumuladas pela espanhola Chamartín, que gere os centros Dolce Vita, fizeram com que o ativo ficasse ao abandono. Foi então entregue à Cibergradual, empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos, que depositou nas mãos da Sonae Sierra a tarefa de recuperar o edifício.

O ativo inaugurou como Nova Arcada em março de 2016, depois de um investimento estimado de 160 milhões de euros, por parte da Cibergradual.

“É com muita satisfação que continuamos envolvidos num projeto que ajudamos a erguer e que é um verdadeiro caso de estudo de revitalização e reposicionamento de um ativo imobiliário”, comenta Cristina Santos, administradora responsável pela área de gestão da Sonae Sierra na Ibéria.

Com 71.319 metros quadrados de área bruta locável e uma taxa de ocupação superior a 95%, o Nova Arcada recebe anualmente mais de seis milhões de visitas, segundo dados da empresa gestora, tendo registado um aumento de vendas da ordem dos 11% (excluindo a loja Ikea) no último ano.

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