Homepage Newsletter Produção

Castro Henriques: Exportações vão continuar a crescer, apesar de “clima de incerteza”

Por a 8 de Janeiro de 2020 as 15:20

Porto-de-SinesLuís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), afirma estar convicto de que o volume das exportações portuguesas vai continuar este ano a aumentar, apesar do “clima de incerteza”, notícia a Lusa.

“Desde há um ano, dois anos, há cada vez mais poeira no ar: desde as guerras comerciais, o brexit [saída do Reino Unido da União Europeia], o enquadramento global – geografias que mudam enquadramento em termos de paz social muito rapidamente”, disse Castro Henriques, citado pela agência noticiosa.

Para este ano, o presidente da AICEP avançou que o “mais importante (…) é conseguir separar o conjuntural do que vai ser mais permanente”, sendo exemplo o acordo comercial que poderá ser alcançado entre os Estados Unidos e a China.

“Vamos também ver como é o desenrolar de toda esta situação no Médio Oriente”, acrescentou.

“Acho que 2020 é um ano de desafio, devemos continuar a crescer, mas acima de tudo a minha antecipação é que em 2021, com esta nova capacidade produtiva, vantagem competitiva que muitas empresas trarão, voltemos a taxas de crescimento ainda maiores”, prosseguiu.

Referindo-se ao mercado angolano, o responsável garantiu que é um mercado onde as empresas estão para ficar. “Estou convencido de que, dado o relacionamento histórico e a presença de longo prazo das empresas portuguesas, no final, estas irão aproveitar novas oportunidades e continuar de forma positiva” em Angola, finalizou, em declarações feitas à Lusa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *