Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Volume do comércio a retalho em Portugal cresce acima da média europeia

Por a 7 de Janeiro de 2020 as 11:09

retalhoPortugal atingiu um crescimento acima da média europeia no volume do comércio a retalho em novembro de 2019, na comparação homóloga com igual período de 2018, segundo dados do Eurostat esta terça-feira divulgados.

O volume do comércio a retalho em Portugal teve, na comparação homóloga, uma subida de 4%. Nos países da União Europeia (EU) registou-se um crescimento de 1,9%, enquanto que nos países da zona euro a subida fixou-se em 2,2%.

Nos países da UE, o volume subiu, em termos homólogos, 2,5% nos produtos não alimentares e 1,7% em alimentação, bebidas e tabaco. Na zona euro, em comparação com novembro de 2018, o volume do comércio a retalho cresceu 3,1% nos produtos não alimentares e 1,7% em alimentação, bebidas e tabaco.

Os países que registaram níveis mais elevados de crescimento foram a Hungria (+ 7.3%), a Roménia (+6.5%) e a Polónia (+5.9%). As maiores descidas ocorreram na Eslováquia (-4.0%), na Eslovénia (-2.0%) e no Reino Unido (-1.0%).

Na comparação com outubro, Portugal ficou acima da média dos países da UE, mas abaixo da média da zona euro. Portugal obteve um crescimento de 0,9%, enquanto as subidas na EU e na zona euro foram de 0,6% e de 1%, respetivamente.

Nos países da UE, o volume do comércio a retalho registou uma subida de 0,9% nos produtos não alimentares e de 0,5% para a alimentação, bebidas e tabaco. Já na zona euro, o volume cresceu 1,4% nos produtos não alimentares e 0,7% em alimentação, bebidas e tabaco.

Comparando mensalmente, os países que registaram maiores subidas foram a Polónia (+3.3%), a Bélgica (+2.7%) e a Letónia (+2.6%). As maiores descidas verificaram-se  no Reino Unido (-1,7%), na Irlanda (-0,9%) e na Finlândia (-0,5%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *