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Valor gasto por ato de compra aumenta 15% no Natal

Por a 13 de Dezembro de 2019 as 10:36

Natal 2016O período natalício é o mais importante do ano para a venda de bens de grande consumo, sendo essa tendência mais acentuada na semana que precede o 25 de dezembro.

O Natal é a época que regista um maior crescimento do valor gasto por ato de compra. O aumento, segundo dados divulgados pela Nielsen, é de 15%. O número de visitas à loja, porém, mantém a estabilidade em relação ao resto do ano.

Durante este período, as promoções também aumentam face ao resto do ano. A média promocional do natal é de 51%, enquanto que durante os restantes meses é de 47%, valores, aliás, que são bastante elevados em comparação com outros mercados.

Segundo o estudo da Nielsen, os lares que expressam mais propensão para o consumo têm um perfil mais sénior, nos quais não existem filhos a cargo. “Este será o perfil de lares que acolherá as respetivas famílias em celebrações de Natal, o que demonstra a importância para estes segmentos de consumidores de uma tradição de convívio que ainda se conserva”, refere o documento.

Relativamente a presentes respeitantes às categorias alimentares, de bebidas e de toilette, como bombons, figuras de chocolate, águas-de-colónia, licores e bolachas sortidas, os supermercados e hipermercados são os locais de compra preferidos dos consumidores portugueses.

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Tendo em consideração a tradição gastronómica do país, o bacalhau seco integra o top 15 de vendas dos bens de grande consumo durante o Natal, sendo o seu consumo importante ao longo de todo o ano.

Os estilos de vida, o nível de rendimento e a zona geográfica são os indicadores mais importantes para distinguir os perfis de consumidores. Em Lisboa e no Porto, entre os consumidores com rendimentos mais elevados e em casas com crianças, as preferências vão para o bacalhau congelado. Esta escolha é justificada por “um ritmo de vida mais acelerado, um preço mais elevado do produto e uma maior necessidade de soluções mais práticas”. O bacalhau seco, por seu turno, conquista as preferências de consumidores de lares mais seniores e de classes sociais mais baixas.

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Ainda respeitante a esta categoria, as vendas de bacalhau seco atingem o pico em meados de dezembro, enquanto as vendas de bacalhau seco, pela sua conveniência, atingem o pico de vendas numa data mais próxima do Natal.

Já na festa do final do ano, entre os 15 produtos mais relevantes encontram-se o marisco fresco e o vinho espumante.

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