Data Center Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores aumenta em novembro e clima económico estabiliza

Por a 28 de Novembro de 2019 as 10:11

retalho1A confiança dos consumidores aumentou em novembro, após ligeira diminuição no mês anterior, tendo o clima económico estabilizado, depois de ter decrescido em outubro, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de confiança dos consumidores, que retomou o movimento ascendente observado desde abril, aumentou de -7,2 pontos em outubro para -6,9 pontos em novembro.

“No mês de referência, a evolução do indicador resultou do contributo positivo das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país e da realização de compras importantes”, explica o INE.

Quanto ao indicador do clima económico, resultante de um inquérito às empresas, estabilizou em 2,1 pontos.

Os indicadores de confiança diminuíram, em novembro, na indústria transformadora e na construção e obras públicos, tendo diminuído ligeiramente neste último setor. Os indicadores de confiança no comércio e nos serviços, por seu turno, subiram em novembro.

“O indicador de confiança do comércio aumentou em novembro, após a diminuição registada no mês anterior. A evolução no último mês refletiu o contributo positivo das perspetivas de atividade, verificando-se um contributo nulo do saldo das opiniões sobre o volume de vendas, tendo as apreciações relativas ao volume de stocks contribuído negativamente”, salienta o INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *