Data Center Homepage Newsletter

Ambiente pesa nas escolhas de compra de mais de metade dos europeus

Por a 28 de Novembro de 2019 as 19:52

sustentabilidadeMais de metade da população da União Europeia tem em conta o impacto ambiental na hora de realizar as suas compras, sendo os consumidores do sul (59%) e da Europa Oriental (57%) os que têm mais consciência ambiental, de acordo com os resultados da edição de 2019 do inquérito Consumer Conditions Scoreboard, divulgados esta quinta-feira pela Comissão Europeia.

Por sua vez, 71% dos retalhistas europeus considera que as reivindicações ambientais em relação a produtos ou serviços no seu setor são confiáveis. Mais de 70% considera “fácil” cumprir com as condições legais de consumo e três quartos do total de inquiridos apreciam o trabalho de monitorização feito pelas autoridade públicas.

“Os recentes resultados mostram que mais de 70% dos consumidores europeus confia nos retalhistas para a defesa dos seus direitos, mas também que o trabalho para melhorar as condições dos consumidores e confiança devem continuar”, declara Věra Jourová, comissária europeia para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, no comunicado.  “O novo acordo para consumidores virá fortalecer ainda mais o poder dos consumidores e das autoridades”.

Apesar de ainda existir uma significativa lacuna entre o país que apresenta as melhores condições de consumo (Suécia com 71%) e o que regista as piores (Croácia com 53%), o fosso está a diminuir entre os vários países da União Europeia. Neste sentido, o cumprimento dos direitos dos consumidores, como a transparência, estão a homogeneizar-se na Europa.

O estudo revela ainda que, em 2018, uma média de 60% dos consumidores europeus efetuou compras online. As disparidades, neste domínio, vão desde os 20% dos consumidores na Roménia e Bulgária até aos 84% na Dinamarca. Os europeus confiam mais nos sites de e-commerce intra-UE (72%) que de fora da comunidade (48%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *