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Aldi acelera expansão no Grande Porto nos próximos meses

Por a 27 de Novembro de 2019 as 20:32

IMG_0962“Vamos reforçar a expansão no Grande Porto nos próximos meses”, revela Rita Agostinho, diretora de marketing da Aldi para Portugal, ao Hipersuper, por ocasião da abertura de loja em Leça da Palmeira, esta quarta-feira.

Sem revelar datas nem o investimento, a responsável indica apenas que a próxima abertura acontece no próximo mês, em Vila do Conde, e que a empresa prevê também abrir, em 2020, uma nova loja em Vila Nova de Gaia, a terceira naquela cidade, assim como em outras localizações do País, nomeadamente, no “Algarve e na margem sul do rio Tejo”.

O espaço hoje inaugurado representa a oitava loja da discounter alemã no norte do País, região onde começou a expandir em 2017. Foi a norte que a empresa mais apostou este ano, em termos de aberturas. Até ao momento, a pegada da insígnia, a norte, alastra-se por Vila Real, Rio Tinto, Maia, Matosinhos, Viseu e conta ainda com duas lojas em Vila Nova de Gaia.

A expansão da insígnia a nível nacional vai também “acelerar no próximo ano”, garante a responsável. As aberturas fazem parte da estratégia da cadeia para “triplicar o parque de lojas em Portugal nos próximos três anos. Atualmente, a cadeia conta com 71 lojas esperando, assim, chegar às 200 no País neste triénio.

A nova loja de Leça da Palmeira, perto do centro comercial Mar Shopping, que conta com um hipermercado Auchan, apresenta uma área de venda de “1.200 metros quadrados”. Está alinhada com o conceito Aniko (que significa Aldi Nord in-store concept), o qual privilegia uma maior luminosidade, através da fachada e janelas em vidro. O espaço apresenta prateleiras baixas, com grandes letreiros no topo a assinalar as várias zonas, para que o consumidor consiga, a partir do momento em que entra e enquanto circula, ter visibilidade dos mesmos, de modo a facilitar a procura dos produtos. Comida para animais, congelados, sumos e refrigerantes, doces, peixe, carne e frutas e legumes são algumas das várias zonas assinaladas.

A grande maioria da oferta corresponde às centenas de marcas próprias que a discounter centenária detém. As frutas e legumes são maioritariamente de origem portuguesa, assim como a carne, explica a responsável. O azeite Senhor do Lagar, que durante a inauguração foi oferecido aos clientes que efetuaram compras acima de 20 euros, é uma marca portuguesa exclusiva do Aldi. Para compras acima dos 25 euros, o presente foi o abacaxi da Costa Rica.

A loja apresenta ainda as áreas de pão quente, uma secção para as novidades e outra de “grab and go”, com produtos prontos a consumir, como saladas e sandes. Há ainda, junto às caixas de pagamento, um corredor com produtos não alimentares, onde os clientes encontram “diferentes oportunidades todas as semanas”. Nesta área estão expostos produtos como brinquedos, ferramentas, artigos de decoração, têxtil para homem e senhora, entre outros. “Esta é uma área, de valor acrescentado, em que somos muito fortes”, salienta a diretora, numa visita guiada ao espaço.

Os produtos biológicos não estão alocados numa área específica, mas ao percorrer os lineares, os clientes identificam os produtos com certificação “bio” através da etiqueta que se destaca junto ao preço. O mesmo verifica-se em relação a produtos sem glúten ou lactose e com os que detêm certificações como a de pesca sustentável.

A responsável confessa que, no norte, a empresa teve que investir em “campanhas de comunicação e marketing mais profundas”, uma vez que, no Algarve, por onde a empresa desembarcou no País há 13 anos, o facto de existir uma “grande população estrangeira residente” faz com que a marca seja mais reconhecida.   No entanto, os “resultados das vendas das lojas” e a “aprovação demonstrada pelos consumidores” nortenhos em relação aos produtos da retalhista tem deixado a empresa alemã “com vontade de acelerar a expansão”, nota Rita Agostinho.

*Notícia retificada às 12h10 do dia 28 de novembro de 2019 – a Aldi não confirma o valor de 130 milhões de euros em investimento na expansão prevista para os três anos, como avançado em agosto por outros meios de comunicação. Na inauguração da loja, os prémios de azeite e abacaxi foram oferecidos aos clientes que efetuaram compras acima dos 20 (e não 15) euros, para o azeite, e 25 para o abacaxi. O azeite Senhor do Lagar é uma das marcas portuguesas exclusivas do Aldi.

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