Homepage Newsletter Ponto de Venda

Aumentam queixas relacionadas com comércio online em Portugal

Por a 25 de Novembro de 2019 as 18:40

comercio onlineEntre 1 de janeiro e 20 de novembro deste ano, as queixas relacionadas com compras online, registada pelo Portal da Queixa, aumentaram 27% face ao período homólogo anterior. No total, a rede registou um total de 9064 reclamações sobre compras online. No mesmo período de 2018, recebeu 7120.

O portal que permite aos consumidores apresentarem as suas queixas, junto das empresas, recebe em média 30 reclamações por dia relacionadas com o comércio eletrónico, explica em comunicado.

Os setores com mais incidência de queixas são os de Tecnologia e eletrodomésticos (30%), seguidos de Viagens, turismo e lazer (17%) e Entrega ao domicílio de alimentação e outros (15%). Os supermercados online absorvem 9% das reclamações, enquanto moda, vestuário e acessórios tem um peso de 8% no total.

Entre os principais motivos das denúncias estão a falha e atraso de entrega (41%), a burla (23%), o apoio ao cliente (18%) e os pagamentos (11%). As devoluções absorvem 4% das queixas e os envios de produtos errados estão por detrás de 3% do total. evoluções e/ou troca (4%).

“São cada vez mais os consumidores que arriscam entrar no mundo online, aliciados por estratégias de engagement que premeiam o uso dos canais digitais, sem possuírem o mínimo de conhecimento para o risco que enfrentam”, explica Pero Lourenço, fundador e CEO do Portal da Queixa “Entendemos que é nosso dever contribuir com uma abordagem inclusiva, ajudando os consumidores a obterem o conhecimento necessário para efetuarem as suas compras em segurança. E numa época que se avizinha ser de muito consumo (a semana Black Friday), o perigo fica à espreita devido aos baixos níveis de literacia digital em Portugal, que já são equivalentes ao problema do analfabetismo de há 40 anos na sociedade portuguesa”, acrescenta.

Com vista a aumentar a literacia digital e a promover os direitos dos consumidores, o Portal da Queixa participa na iniciativa da Comissão Europeia #yourEUright, da qual Pedro Lourenço é embaixador.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *