Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Sonae recua 16,1% no resultado líquido nos primeiros nove meses de 2019

Por a 14 de Novembro de 2019 as 9:48

SonaeA Sonae SGPS apresentou um resultado líquido atribuível aos acionistas de 88 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, recuando 16.1% face ao período homólogo do ano anterior.

O volume de negócios do grupo sedeado no norte do País fixou-se nos 4,6 mil milhões de euros, um crescimento de 10,2% em comparação com os nove primeiros meses de 2018. No terceiro trimestre do ano, o volume de negócios cresceu 8,8% para 1,7 mil milhões de euros. “Este forte nível de crescimento foi sobretudo impulsionado pela Sonae MC, mas também por um conjunto de aquisições realizadas nos últimos 12 meses, em especial a compra da participação de 20% na Sonae Sierra e o investimento, por parte da Sonae MC, numa participação de controlo na Arenal. Mas, mesmo excluindo estas aquisições, o crescimento do grupo teria atingido 5% nos primeiros nove meses do ano”, realça Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, em comunicado enviado à CMVM.

No que diz respeito ao EBITDA subjacente, a companhia apresentou um valor de 402 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, traduzindo um crescimento de 23,5%. O mesmo indicador relativo ao terceiro trimestre do ano apresentou um valor de 162 milhões de euros, um crescimento de 21,1% face a igual período de 2018. “Gostaria de destacar o nível de rentabilidade de referência da Sonae MC, o bom desempenho da ISRG e ainda a sólida melhoria da Sonae Fashion no trimestre”, acrescenta Cláudia Azevedo.

A dívida líquida diminuiu 20 milhões de euros para 1,5 mil milhões de euros. “Numa base comparável, ou seja, excluindo as mudanças de portefólio, a dívida líquida diminuiu 113 milhões de euros em termos homólogos”, realça o documento do grupo.

Quanto ao investimento, este diminuiu 42,6% para 275 milhões de euros. O decréscimo no investimento reflete o “impacto da aquisição da Sonae Sierra” no terceiro trimestre de 2018. “Outra relevante razão de desvio, advém da Sonae MC, que aumenta o capex em cerca de 60 milhões de euros em termos homólogos, devido sobretudo à aquisição da Arenal”.

Nos primeiros nove meses de 2019, o grosso do investimento destinou-se à Sonae MC, num valor de 220 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *