Data Center Homepage Newsletter

Vendas de bens de consumo produzidos em Portugal recuperam em setembro

Por a 11 de Novembro de 2019 as 14:26

industriaAs vendas de bens de consumo da indústria nacional passaram de uma diminuição de 2,2% em agosto para um aumento de 1,2% em setembro,  em termos homólogos, de acordo com os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No geral, o índice de volume de negócios da indústria registou uma queda de -2,1% em setembro, face ao mesmo mês do último ano. Apesar do decréscimo, a evolução representa uma recuperação de 3,7 pontos percentuais (p.p.) face ao mês precedente. Em agosto, o índice regista um decréscimo de 5,8%, em termos homólogos.

No terceiro trimestre de 2019, a variação homóloga das vendas na indústria fixa-se em -2,2% (-1,7% no trimestre anterior). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas cresceram 0,9%, 3,6% e 0,4%, respetivamente.

O agrupamento de energia regista o pior resultado, com uma queda de 3,1 p.p. em setembro, para uma variação homóloga de -12,8% (-16,4% em agosto). Já o índice de bens intermédios regista uma diminuição de 1,7% (após uma variação de -6,2% em agosto). Por último, o agrupamento de bens de investimento deu o contributo positivo mais relevante para o índice total, resultante de um crescimento homólogo de 7,5%, em setembro (13,4% em agosto).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *